terça-feira, 12 de maio de 2009

cor de Rosa (Fragmentos - 13)

Direitinho declaro o que, durando todo tempo, sempre mais, às vezes menos, comigo se passou. Aquela mandante amizade. Eu não pensava em adiação nenhuma, de pior propósito. Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Diga o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego. Era ele estar por longe, e eu só nele pensava (...). Aquela meiguice, desigual que ele sabia esconder o mais de sempre (...). Com que entendimento eu entendia, com que olhos era que eu olhava? Eu conto. O senhor vá ouvindo. Outras artes vieram depois.
(...)
Então eu vi as cores do mundo.
(...)
Entendi aquele valor. Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, sem encalço. A amizade dele ele me dava. E amizade dada é amor. Eu vinha pensando, feito toda alegria em brados pede: pensando por prolongar. Como toda alegria, no mesmo momento, abre saudade. Até aquela - alegria sem licença, nascida esbarrada. Passarinho cai de voar, mas bate as asinhas no chão.
Por João Guimarães Rosa, em 'Grande Sertão: Veredas'

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog me afeta. Quando faremos dele um livro? Se tivessemos tido a sacada editorial antes do livro das citações, seria mais original. Mas podemos chamar de "Recortes" ou talvez "Fragmentação", "Retalhos", "Cacos e letras"...rs. Olha eu viajando e instrumentalizando seu livro...hehe

beijos

Thai disse...

Sua opinião não conta!
Beijos

Marcelo Glauco disse...

E a minha opinião, conta? rs...
Concordo que o Blog afeta. A reunião dos textos é muito feliz. Sempre passo por aqui e sempre encontro sabedoria, mesmo que fragmentada. Mas já rendeu a leitura de alguns livros e um aumento da PLL (pilha de livros para ler).

Thai disse...

...haha...
Fico contente que ainda acompanhe o blog. Esses textos selecionados me afetam muitíssimo. Fico aliviada por saber que não é um 'problema' só meu.
Se ainda não leu, leia o 'Grande Sertão'... Arrisco-me a dizer que não existe nada mais bonito.
Beijos,

Marcelo Glauco disse...

Eu já li e reli e reli. É sem dúvida uma obra prima. Um livro que não importa quantas vezes você releia, sempre encontrará algo novo, seja por uma melhor compreensão, seja pelo seu próprio amadurecimento ou seja por um ponto de vista novo.

Acho que a sua mania de grifar trechos de livros não pode ser usada para a obra de Guimarães Rosa pois seria grifar o livro inteiro ;)

Bjs e parabéns pelo Blog!

Thai disse...

Eu tb!! Penso exatamente como vc.
Meus livros do J. G. R. são tão rabiscados!...de fato é quase o livro inteiro (e quase meu blog inteiro..haha).
Obrigada, mais uma vez!
Saudadona de vc!
Beijos