quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Aristóteles, sobre a amizade * Ética a Nicômaco - Fragmentos 2

A amizade perfeita é aquela que existe entre homens que são bons e semelhantes na virtude, pois tais pessoas desejam o bem um ao outro de modo idêntico, e são bons em si mesmos. Dessa forma, aqueles que desejam o bem aos seus amigos por eles mesmos são amigos no sentido mais próprio, porque o fazem em razão da sua própria natureza e não por acidente. Por essa razão, sua amizade durará, enquanto essas pessoas forem boas, e a bondade é uma coisa muito duradoura. E cada uma dessas pessoas é boa em si mesma e para o seu amigo, pois os bons são bons em absoluto e reciprocamente úteis.
[...]
Mas é natural que tais amizades sejam raras, pois homens assim também são raros. Além disso, uma amizade dessa espécie exige tempo e intimidade. Como diz o provérbio, as pessoas não podem conhecer-se mutuamente enquanto não tiverem “consumido muito sal juntas”; e tampouco podem se aceitar como amigos enquanto cada um não parecer digno da amizade ao outro, e este não lhe houver conquistado a amizade.
[...]
Apenas a amizade entre os bons, e só ela, é invulnerável à calúnia, pois não damos ouvidos facilmente ao que qualquer um diga a respeito de alguém que durante muito tempo foi posto à prova; e é entre os bons que encontramos a confiança do sentimento expresso pelas palavras “ele nunca me seria desleal”, e tudo o mais que se espera de uma verdadeira amizade.
Aristóteles
Por Pietro Nassetti

8 comentários:

Unknown disse...

Amizade perfeita: Elsa, Fred e Frelsa!!!! kkkkkkkkk
Tá mais que definido!!!
Beijocas e te amamosssssssss....
Elsa e Frelsa! kkkkkkkkk

Thai disse...

Maaagooooooooooooo,
Concordo em gênero, número e grau.
Beijos,

PS. Pelo menos no blog, não vale responder ao apelidinho usando a rima...hahaha

Fábio Rodrigues disse...

1 - Não posso ser mau com todos e bom com meus amigos, ou seja, minha natureza não pode ser moldada de acordo com o relacionamento que tenho com cada pessoa?
2 - Meu melhor amigo está com pressão alta e o discípulo de Esculápio lhe recomendou que ingerisse pouco sal. Estarímos portanto fadados a não nos conhecermos mutuamente??
Obviamente a segunda questão foi pra te infernizar, portanto ignore, mas a primeira é pertinente e anseio por suas observações.

beijos

Thai disse...

Você, querendo me infernizar? Imagina! rs

Ai, Fábio, na minha opinião, a natureza está intimimamente relacionada ao caráter. Talvez sejam sinônimos. Você acha que isso é variável? Posso estar errada, mas não acho.

Nossas atitudes devem depender mais de nós mesmos, do que das pessoas que as recebem. Tudo o que a gente faz, de certo e de errado, antes de atingir outra pessoa, fica conosco e determina o que somos e o que colheremos. Se vc for mau com os outros, infalivelmente, tem isso dentro de si e, cedo ou tarde, 'fraquejará' tb com os amigos. A verdadeira natureza de uma pessoa sempre vem à tona. Acho que o grande lance, no cultivo de QUALQUER relação é vc fazer com os outros o que gostaria que fizessem com vc.

Veja o seu caso: você parece ser do avesso, com seu humor negro, mas é uma excelente pessoa, sua natureza é do bem...rs

'A ocasião faz o furto. O ladrão já nasce feito' - tem a ver com isso tb.

Respondi?

Ai, vc me dá um trabaho!

PS. Você é que pediu pra eu comentar. Se vc não quiser ser usado como exemplo, não fique bravo, tiro depois.

Beijos!

Anônimo disse...

Melhor vestido,

Quem diria, né??? rsrs... eu escrevendo no seu blog!!!

Tudo nesta vida é uma questão de escolha...
...ética é uma delas!!!

Agradeço pelo nosso
T.E. = Trio Ético

... isso é para poucos!

Amo vc e a Frelza!

Thai disse...

Dêeeeeeeee,
Quanta honra!!! Será que sua manifestação é resultado de algum floral? Tem algum pra ser normal? Me empresta? haha
Você não existe - a começar por esse apelidinho que me arrumou.
Você e a Dani, minhas queridas amigas-irmãs para sempre.
Amo vcs tb!
Beeeeeeeeeeeeeeijos!

Unknown disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...
Não acredito que nossa "melhor essência" escreveu aqui!!!!!
Eu tenho que comentar, isto não passaria despercebido!!!
Amo vcs duas e agradeço ao universo por esta junção!!!
Beijocasssssss, amada!

Unknown disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...
Não acredito que nossa "melhor essência" escreveu aqui!!!!!
Eu tenho que comentar, isto não passaria despercebido!!!
Amo vcs duas e agradeço ao universo por esta junção!!!
Beijocasssssss, amada!