segunda-feira, 28 de abril de 2014

Globaritarismo

"É preciso explicar por que o mundo de hoje, que é horrível, é apenas um momento do  longo desenvolvimento histórico e que a esperança sempre foi uma das forças dominantes das revoluções e das insurreições e eu ainda sinto a esperança como minha concepção de futuro."
Jean Paul Sartre, no prefácio de 'Os condenados da Terra', de Frantz Fanon (1963)
 
*******************************
 
"Tudo se discute nesse mundo, menos uma única coisa (...) Não se discute a democracia. A democracia está aí, como se fosse uma espécide de santa do altar, de quem já não se esperam milagres (...) Não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada, porque o poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e botar outro de que talvez venha a gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas numa outra esfera e todos sabemos qual é - das grandes organizações financeiras internacionais,os FMIs, as organizações mundiais de comércio, os bancos mundiais, a usde, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático e portanto, como é que podemos continuar a falar de democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são elegidos eleitos democraticamente pelo povo? Quem é que escolhe os representantes dos países nestas organizações? Os povos? Não. Então onde é que está a democracia?"
José Saramago
*****************************
Trechos do documentário sobre Milton Santos, 'O mundo global, visto do lado de cá', disponível na íntegra, no link abaixo:

www.youtube.com/watch?v=Vyw-abhInxw


Nenhum comentário: